Estudo de palavras com L/U, M/N e S/Z
Blog Letras Mágicas |
1º momento: disponibilizar um lista de palavras contendo as dificuldades L/U, M/N e Z/S e pedir para os alunos estudar em casa. Trabalhe atividades em sala usando as palavras da lista.
Sugestões de palavras:
* Palavras com L e U: final, caiu, bateu, canal, terminal, escorregou, colegial, remou, túnel, levantou, sinal, escreveu, letal, varal.
*Palavras com M e N:bronquite, fonte, alunos, tornar, compartilhar, asma, polêmica, cansar, consenso.
*Palavras com S e Z: espiar, espreitar, estender, estrangeiro, misto, mistura, ofensa, pretensioso, aplauso, coisa, repouso, camponês, gasoso, cheiroso, acidez, limpeza, rapazote, atriz, embaixatriz, economizar, fiscalizar, zebra, zoológico, beleza, magreza, pezinho.
2º momento: Confeccionar duas margaridas com as pétalas separadas.
Como ministrar a aula:
Divida o quadro em três colunas, sendo uma coluna para as palavras M/N, outra S/Z e uma para L/U, em seguida divida a turma em duas equipes.
Escolha o aluno mestre para ditar as palavras que estarão dobradas em uma caixa. Tire a sorte para saber qual a equipe irá iniciar.
Em seguida, o mestre ditará uma palavra, que ele retirou da caixa e o aluno escreverá no quadro na coluna correspondente a palavra que foi ditada, caso a palavra esteja escrita corretamente a equipe marca ponto, mas se a palavra for escrita errada, o miolo da margarida recebe uma pétala. Perde a equipe que completar primeiro a margarida. Lembre-se todos os alunos das equipes devem participar.
Um comentário:
Para alunos maiores pode-se separar mais ainda as letras cujos sons são parecidos. Ao invés de separar em três colunas, separar em seis, aumentando o
grau de dificuldade.
Postar um comentário