terça-feira, 3 de maio de 2016

Sequência didática: O estudo da preposição na música



Image result for monica de anjo para colorir
Blog Letras Mágicas

Sequência didática: Preposição

1º momento: Trabalhar o conceito

PREPOSIÇÃO
                 Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.
                Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos.
Exemplo: Casa de Luís.
                Chegou com ela.

2º momento: Registre no quadro as preposições mais comuns, e em seguida, solicite que os alunos formem três orações, em seus cadernos, com as preposições. Depois peça para cada aluno ler uma das sentenças elaboradas.

 
PREPOSIÇÕES MAIS COMUNS
 
 
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.

Contração das preposições:

Image result for quadro das contrações das preposições

3º momento: Peça aos alunos para completar os provérbios com as preposições adequadas e depois, criar um conceito para o conteúdo em estudo, e em seguida, solicite que os alunos façam a leitura e se caso necessário, faça  interferências.

Os provérbios são:
1) Um __ todos, todos __ um.
2) Quem ri __ último, ri melhor.
3) Quem tem telhado __ vidro não atira pedra __ vizinho.
4) Homem prevenido vale __ dois.
5) __ pequenino se torce o pepino.
6) Água mole __ pedra dura, tanto bate __ que fura.

4º momento: Abordar sobre a importância da preposição para coesão textual.

01) Complete as lacunas do fragmento da crônica “Tarde de domingo” de  Ana Paula Carradini, com  preposições  de forma a dar um sentido coerente ao texto.

 Crônica: Tarde de domingo
                                                                             (Ana Paula Corradini)

 Seis pratos sobre a pia. Cinco vazios, um ainda com lasanha _____bolonhesa.
 Um filho que não gosta _____ lasanha _____ bolonhesa. Zero filhos _____ tirar o resto _____ mesa. Uma mãe ____ mãos ásperas, um pai _____ dedos ágeis. Um controle remoto. Zero sobremesas. Quatro reclamações. Um filho que não gosta _____ sobremesa. Dez dedos indicadores, um controle remoto. Cinquenta programas simultâneos _____ TV a cabo. Cinco opiniões, dois safanões, um grito vindo ______ cozinha. Quatro silêncios e uma bateção ______ porta. Um filme, quatro sorrisos. Um choro abafado ______ banheiro. Uma palavra doce ______ mãe. Seis pratos lavados, doze talheres guardados, uma caçarola areada. Duas mãos ______ repouso. Cinco lugares ocupados. Uma poltrona vaga. Uma birrinha _____ canto da sala. Um colo. Duas lágrimas já enxutas. Um ressonar, dois ressonares, três... Cinco roncos. Dois olhos bem abertos. Um bico desse tamanho.

Observação:
 Após os alunos finalizar a atividade,  discuta com eles se  as palavras escolhidas  fazem sentido no texto. Depois da discussão, leia o texto original para que eles o comparem com suas respostas.

Crônica: Tarde de domingo
                                                                             (Ana Paula Corradini)   
Seis pratos sobre a pia. Cinco vazios, um ainda com lasanha à bolonhesa.
Um filho que não gosta de lasanha à bolonhesa. Zero filhos para tirar o resto da mesa. Uma mãe de mãos ásperas, um pai de dedos ágeis. Um controle remoto. Zero sobremesas. Quatro reclamações. Um filho que não gosta de sobremesa. Dez dedos indicadores, um controle remoto. Cinquenta programas simultâneos na TV a cabo. Cinco opiniões, dois safanões, um grito vindo da cozinha. Quatro silêncios e uma bateção de porta. Um filme, quatro sorrisos. Um choro abafado no banheiro. Uma palavra doce de mãe. Seis pratos lavados, doze talheres guardados, uma caçarola areada. Duas mãos em repouso. Cinco lugares ocupados. Uma poltrona vaga. Uma birrinha no canto da sala. Um colo. Duas lágrimas já enxutas. Um ressonar, dois ressonares, três... Cinco roncos. Dois olhos bem abertos. Um bico desse tamanho.

5º momento: Música: Na hora da Raiva - Henrique e Juliano.
 * Ouvir a música;
 * Entregar a letra da música para as crianças e pedir para completar, e em seguida, responder o que se pede:

01) Complete  música com as palavras adequadas:

Na Hora da Raiva
Henrique e Juliano
Encontrei,
Uma caixinha cheia ___ relatos
Um monte ______ documentos tão falsos
Nossas vidas

_____ minhas mãos agora
Tá cada parte dessa nossa história
E eu não sei se eu rasgo
Ou jogo fora
E o que é que eu faço agora?

Cometi
A loucura ____ nossas fotos rasgar
E uma _____ uma eu vou ter que colar
Mas foi ____ hora da raiva
Na hora, ____ hora da raiva

________ segundo
Eu pensei que até te odiava
Mas respirei fundo
E vi que eu te amava
Mas foi _____ hora da raiva
Na hora, ____ hora da raiva
2. Na expressão “ Cometi a loucura das nossas fotos rasgar ”, se fotos fosse substituída por álbuns, a palavra da sofreria alguma alteração? Por quê?
 
3. Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?
 
4. As palavras usadas para preencher as lacunas do texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição. Liste as preposições  empregadas na música:

Nenhum comentário: