A IMPORTÂNCIA DE
TRABALHAR SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Andréa Alves Ferreira
Sequência didática é um conjunto de atividades
interligadas, que parte de atividades mais simples para outras mais complexas.
O trabalho com sequência didática permite ao
professor diagnosticar as dificuldades dos alunos e ir sanando as mesmas
gradativamente, além de tornar o ensino mais prazeroso.
Atividades sequenciadas auxiliam a organização do
professor em sala de aula e torna o ensino mais significativo para o aluno, uma
vez que quando trabalhamos de forma contextualizada, o aluno compreende melhor
os conteúdos em estudo.
É necessário desconstruirmos o ensino fragmentado,
dividido em gavetas. Quando inserimos na rotina do nosso planejamento sequências
didáticas, o aluno tem uma visão mais ampla dos conteúdos, elas permitem um
ensino interdisciplinar e integral, permitindo ao professor planejar etapas
para serem realizadas pelos alunos de forma a explorar os vários níveis de
aprendizagem.
As sequências didáticas são diferentes dos projetos
pedagógicos, uma vez que os projetos pedem um produto final e têm uma duração
maior.
Trabalhando de forma sequenciada o professor pode
determinar o período que durará as atividades, sendo cinco aulas, quinze dias
ou até mesmo meses, tomando sempre o cuidado para não tornar cansativo para o
aluno.
As sequências permitem ao professor trabalhar diferentes
temas ou mesmo livros, de onde serão extraídos os conteúdos a serem estudados, mas
a escolha destes não pode ser de forma aleatória, é preciso obedecer a matriz
curricular da escola, é necessário definir e planejar uma bateria de atividades
diversificadas e que visem desenvolver o raciocínio do aluno. Sugiro que
conheça o Pacotão de Atividades Letras Mágicas .
Assim, quando trabalhamos com sequências didáticas
o aluno se vê protagonista da sua própria aprendizagem. Elas visam apresentar
desafios, descobertas, e acima de tudo construir conhecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário