domingo, 17 de novembro de 2013

Sequência didática sobre animais - 3° ano.

Escola Municipal Mundo Mágico.
Professoras: Andréa Alves Ferreira.
Josianne Janilda Lacerda de Lima.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CIÊNCIAS – PNAIC

Introdução
Sabe-se que os animais sempre se fizeram presente na vida das crianças. A presente sequencia didática busca sensibilizar, orientar e despertá-los para conhecer e compreender a vida dos animais. Busca também a reflexão dos educandos para as questões voltadas para a preservação de animais silvestre em extinção, com atividades que pretendem motivá-los à adoção de novos hábitos e condutas para a preservação da natureza. Lançaremos mãos de jogos para consolidarmos a aprendizagem dos educando, pois através de jogos a criança consegue expressar sua curiosidade, seu desejo de criar, de ser aceita, de se unir e conviver com o outro. Adquire hábitos e atitudes importantes para o convívio social e para seu crescimento intelectual.
 Em suma os alunos se apropriarão do conhecimento, farão definições, questionamentos e conclusões, por meio de processo de construção de uma autonomia que deterão por meio da pesquisa, da socialização, da criatividade e da exposição.

Área de conhecimento: Ciências

Conteúdo relacionado:
 - Alimentação.
- Locomoção.
- Extinção.
- Classificação dos animais.
 - Práticas de leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Habitat.

Ensino fundamental I: Terceiro ano

Objetivo Geral:
Desenvolver a consciência critica sobre a importância da preservação dos animais e Compreender que os animais são classificados por características em comum.
Objetivos específicos:

·         Reconhecer e classificar os diferentes tipos de animais;
·         Aprender a seriar, organizar e classificar informações;
·         Reconhecer animais em extinção;
·         Entender conceitos básicos de ciências;
·         Ler e escrever textos em que o vocabulário de ciência é usado;
·         Estimular o exercício intelectual;
·          Despertar o espírito científico através da observação da natureza; respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
·          Reconhecer que os animais são seres vivos;
·         Conhecer diversas raças e espécies dos animais domésticos;
·          Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
·         Ler compreender e interpretar textos;
·         Refletir sobre as regras de jogo;
·         Jogar;
·         Ler e escrever palavras de sílabas simples e complexas.

Primeira Aula:

Roda de conversa e diagnostico sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
Quem gosta de animais?
Quem tem animais em casa?
Qual a diferença entre animais domésticos e selvagens?
Recurso utilizado: As crianças serão dispostas em círculo, onde o professor será o mediador da conversação.


Segunda Aula:
 Iniciar a aula Lendo o livro “ A B C dos animais” , em seguida discutir com a turma sobre as semelhanças e diferenças dos animais que aparecem no livro.
Recurso utilizado: Livro do acervo do PNAIC.

Terceira Aula:
Assistir o filme “RIO”, buscando identificar os animais em extinção e interpretar atividades relacionadas ao filme.
Recurso utilizado: Filme: “Rio” e atividades sobre o conteúdo.


Quarta Aula:
Levar os alunos a compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados.
Recursos utilizados: Livro : Escola é Nossa, esqueleto da escola, e atividades relacionadas ao conteúdo.

Quinta Aula:
Reconhecer os diferentes tipos de habitat dos animais: Aquático, terrestre e aéreo.

Recursos Utilizados: Livro : 
 Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.

Sexta Aula:
Levar os alunos a refletir sobre a alimentação dos animais classificando-os em CARNÍVOROS, ONÍVOROS E HERBÍVOROS.
Recursos Utilizados: Livro :  Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.

Sétima Aula:
Distribuir para cada dupla de alunos cartazes que contem dados científicos dos animais, leva-los a ler e retirar as informações mais relevantes e em seguida apresentar para os demais colegas.
Recursos Utilizados: Ficha Cientifica – Ciência Hoje.

Oitava etapa:  

Direcionar os alunos, para que os mesmos possam montar um álbum sobre animais.
Recurso utilizado: Álbum de animais. ( Atividade interdisciplinar com arte).

Nona etapa:

Passeio ao jardim zoológico para que os alunos possam ter contato com animais selvagens.
Recurso utilizado: Passeio.

Décima Aula:
 Iniciar a aula lendo o livro “ De Avestruz a Zebra”  e em seguida confeccionar um jogo de pistas sobre “Animais” utilizando o livro didático.
Recurso utilizado: Livro  Escola é Nossa, cartolina, lápis. (Atividade interdisciplinar com língua portuguesa).

Décima primeira Aula:
Confeccionar o tabuleiro do jogo: Quis Animal.
Recurso utilizado: Cartolina e livro  Escola é Nossa.

Décima segunda Aula:
Jogar o jogo confeccionado pelos alunos.
Recurso utilizado: Jogo de pistas.

Avaliação
Ao longo da sequência observaremos a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, e analisar o quanto eles avançara, sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional
.

Referencia Bibliográfica:
Livro :  Escola é Nossa

Livro: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Ano: 03. Unidade: 05.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a sequência didática,me ajudou muito.

Unknown disse...

Maravilhosa a sequência didática,vou utilizar com meus alunos!

Anônimo disse...

Sim, maravilhosa, mas encontrei um erro muito grave na sua sequência didática, na sexta aula. Observe:
Sexta Aula:
Levar os alunos a refletir sobre a alimentação dos animais classificando-os em carnívoros, ovíparos e vivíparos.
Recursos Utilizados: Livro :Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
ERRO: ALIMENTAÇÃO: CARNÍVOROS, ONÍVOROS E HERBÍVOROS.
CARNÍVOROS APENAS DE CARNE, ONÍVOROS SE ALIMENTAM DE CARNE E VEGETAIS, E HERBÍVOROS SÓ DE VEGETAIS.
OVÍPAROS E VIVÍPAROS se refere ao modo como eles nascem e não de como se alimentam: OVÍPAROS NASCEM DE OVOS E VIVÍPAROS DE UMA MÃE.
Espero ter colaborado.
Professora Cinara Muniz R. Zardo

Letras Mágicas disse...

Obrigada! Corrigido!