Escola Municipal Mundo Mágico.
Professoras: Andréa Alves Ferreira.
Josianne Janilda Lacerda de Lima.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: CIÊNCIAS – PNAIC
Introdução
Sabe-se que os animais sempre se fizeram presente na vida
das crianças. A presente sequencia didática busca
sensibilizar, orientar e despertá-los para conhecer e compreender a vida dos
animais. Busca também a reflexão dos educandos
para as questões voltadas para a preservação de animais silvestre em extinção,
com atividades que pretendem motivá-los à adoção de novos hábitos e condutas
para a preservação da natureza. Lançaremos mãos de jogos para consolidarmos a aprendizagem dos educando,
pois através de jogos a criança consegue expressar sua curiosidade, seu desejo
de criar, de ser aceita, de se unir e conviver com o outro. Adquire hábitos e
atitudes importantes para o convívio social e para seu crescimento intelectual.
Em
suma os alunos se apropriarão do conhecimento, farão definições,
questionamentos e conclusões, por meio de processo de construção de uma
autonomia que deterão por meio da pesquisa, da socialização, da criatividade e
da exposição.
Área
de conhecimento:
Ciências
Conteúdo
relacionado:
- Alimentação.
-
Locomoção.
-
Extinção.
-
Classificação dos animais.
- Práticas de
leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Habitat.
Ensino
fundamental I: Terceiro ano
Objetivo
Geral:
Desenvolver a consciência critica sobre a importância da
preservação dos animais e Compreender que os animais são classificados por
características em comum.
Objetivos específicos:
·
Reconhecer e classificar os diferentes tipos
de animais;
·
Aprender a seriar, organizar e classificar
informações;
·
Reconhecer animais em extinção;
·
Entender conceitos básicos de ciências;
·
Ler e escrever textos em que o vocabulário de
ciência é usado;
·
Estimular o exercício intelectual;
·
Despertar o espírito científico através
da observação da natureza; respeitar, valorizar e proteger os
animais em geral;
·
Reconhecer que os animais são seres vivos;
·
Conhecer diversas raças e espécies
dos animais domésticos;
·
Conhecer a alimentação dos animais e os
lugares onde vivem;
·
Ler compreender e interpretar textos;
·
Refletir sobre as regras de jogo;
·
Jogar;
·
Ler e escrever palavras de sílabas
simples e complexas.
Primeira
Aula:
Roda de conversa e diagnostico sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
Roda de conversa e diagnostico sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
Quem gosta de animais?
Quem tem animais em casa?
Qual a diferença entre animais domésticos e selvagens?
Recurso utilizado: As crianças serão dispostas em
círculo, onde o professor será o mediador da conversação.
Segunda Aula:
Iniciar a aula Lendo o livro “ A B C dos animais” , em seguida discutir com a turma sobre as semelhanças e diferenças dos animais que aparecem no livro.
Segunda Aula:
Iniciar a aula Lendo o livro “ A B C dos animais” , em seguida discutir com a turma sobre as semelhanças e diferenças dos animais que aparecem no livro.
Recurso utilizado: Livro do acervo do PNAIC.
Terceira
Aula:
Assistir o filme “RIO”, buscando identificar os animais
em extinção e interpretar atividades relacionadas ao filme.
Recurso utilizado: Filme: “Rio” e atividades sobre o
conteúdo.
Quarta Aula:
Quarta Aula:
Levar os alunos a compreender a diferença entre animais
vertebrados e invertebrados.
Recursos utilizados: Livro : Escola é Nossa, esqueleto da
escola, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Quinta Aula:
Quinta Aula:
Reconhecer os diferentes tipos de habitat dos animais:
Aquático, terrestre e aéreo.
Recursos Utilizados: Livro : Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Recursos Utilizados: Livro : Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
Sexta
Aula:
Levar os alunos a refletir sobre a alimentação dos
animais classificando-os em CARNÍVOROS, ONÍVOROS E HERBÍVOROS.
Recursos Utilizados: Livro : Escola é Nossa, e atividades
relacionadas ao conteúdo.
Sétima Aula:
Distribuir para cada dupla de alunos cartazes que contem
dados científicos dos animais, leva-los a ler e retirar as informações mais
relevantes e em seguida apresentar para os demais colegas.
Recursos Utilizados: Ficha Cientifica – Ciência Hoje.
Oitava
etapa:
Direcionar os alunos, para que os mesmos possam montar um álbum sobre animais.
Recurso utilizado: Álbum de animais. ( Atividade
interdisciplinar com arte).
Nona etapa:
Nona etapa:
Passeio ao jardim zoológico para que os alunos possam ter contato com animais selvagens.
Recurso utilizado: Passeio.
Décima
Aula:
Iniciar a aula
lendo o livro “ De Avestruz a Zebra” e
em seguida confeccionar um jogo de pistas sobre “Animais” utilizando o livro
didático.
Recurso utilizado: Livro Escola é Nossa, cartolina, lápis. (Atividade
interdisciplinar com língua portuguesa).
Décima
primeira Aula:
Confeccionar o tabuleiro do jogo: Quis Animal.
Recurso utilizado: Cartolina e livro Escola é Nossa.
Décima
segunda Aula:
Jogar o jogo confeccionado pelos alunos.
Recurso utilizado: Jogo de pistas.
Avaliação
Ao longo da sequência observaremos a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, e analisar o quanto eles avançara, sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
Ao longo da sequência observaremos a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, e analisar o quanto eles avançara, sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
Referencia Bibliográfica:
Livro : Escola é Nossa
Livro: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
Ano: 03. Unidade: 05.
4 comentários:
Muito boa a sequência didática,me ajudou muito.
Maravilhosa a sequência didática,vou utilizar com meus alunos!
Sim, maravilhosa, mas encontrei um erro muito grave na sua sequência didática, na sexta aula. Observe:
Sexta Aula:
Levar os alunos a refletir sobre a alimentação dos animais classificando-os em carnívoros, ovíparos e vivíparos.
Recursos Utilizados: Livro :Escola é Nossa, e atividades relacionadas ao conteúdo.
ERRO: ALIMENTAÇÃO: CARNÍVOROS, ONÍVOROS E HERBÍVOROS.
CARNÍVOROS APENAS DE CARNE, ONÍVOROS SE ALIMENTAM DE CARNE E VEGETAIS, E HERBÍVOROS SÓ DE VEGETAIS.
OVÍPAROS E VIVÍPAROS se refere ao modo como eles nascem e não de como se alimentam: OVÍPAROS NASCEM DE OVOS E VIVÍPAROS DE UMA MÃE.
Espero ter colaborado.
Professora Cinara Muniz R. Zardo
Obrigada! Corrigido!
Postar um comentário